terça-feira, maio 22, 2007

Vi logo que não tinha dormido na escola. Sei o que acontece de tarde assim que as vejo. Dependendo da forma como me cumprimentam, é fácil perceber como vai acabar a noite. Se dormem uma boa sesta na escola, as coisas correm melhor: temos tempo para ir ao jardim, para brincar, entram no banho pelo pé próprio, comem o que lhes ponho no prato...
Se não dormem na escola, a coisa já vem torta desde a sala onde as vou buscar: birram porque querem ir ao jardim (não cedo a exigências), porque querem ir a casa dos primos, porque não querem tomar banho (alegam o facto de já terem tomado no dia anterior), por qualquer coisa que se lembrem...
Ontem foi um destes dias. A Leonor vinha completamente alterada e dava para ver que os seus olhos não se mantiveram fechados durante a tarde. Cumprimentou-me com voz de soldado, no carro já não queria a cadeira, não queria o cinto, etc... em casa deu ordens às irmãs, estragou qualquer possibilidade de entretenimento das mesmas, e após várias ameaças acabou por ir de castigo. Passámos a ouvir apenas a sua voz... manteve o tom de soldado!
Já à noite, achei eu que as coisas já estavam encaminhadas, pronta para se deitar disse-me:
- AMANHÃ NÃO QUERO IR PARA A ESCOLA!
- Está bem, mas vais ter que ficar aqui sozinha em casa.
- NUNCA MAIS VOU PARA A ESCOLA!
- Bom, nesse caso teremos que arranjar alguma coisa para fazer. Vais ter que ir trabalhar... Pode ser que o Pai te arranje qualquer coisa para fazeres.
- Sim, estamos a precisar de alguém para arrumar e limpar as coisas.
- Vês Leonor, amanhã em vez de ires para a escola com as tuas irmãs, vais com o Pai trabalhar...
Ficou pensativa... e acho que "acagaçada"!!!
- Está bem, eu vou para a escola amanhã!!!

2 comentários:

♥ tm disse...

Acho que esse argumento do trabalho não funcionava nada com as minhas....
O cansaço só faz disparates...
beijinhos para todas

Cláudia Braz disse...

A esta psicologia...

Boa ideia!

Realmente, quando não descansam... não são as mesmas.

bjs