sexta-feira, novembro 24, 2006

Linguagem

Tanto eu como o meu marido temos algum cuidado com a linguagem e excusamo-nos a utilizar palavrões ou muletas de linguagem. Já o era quando não tinhamos filhos, o cuidado é maior desde que as tivémos. De vez em quando deixo soltar um "chiça", um "pôssa" (isto existe??), ou um "caraças", e sinto na pele o ar reprovador das minhas filhotas que pelo tom percebem que aquilo não se diz.
Ontem, enquanto faziam o jogo dos contrários, comecei a ouvir na cozinha:
- Ena pá, c'um catano, vai buscar!!!
E as peças encaixadas eram atiradas para dentro da caixa, como se jogassem à sueca.
Cada contrário concluído e a frase repetia-se. Imaginei ouvir a frase 24 vezes e dirigi-me á sala.
- Ena pá, c'um catano, vai buscar!!!
- Aprenderam isso na escola?
- Não, são uns senhores na televisão que dizem!
- Glup... - engoli em seco. Lembrei-me que era o anúncio na PT.
- Ena pá, c'um catano, vai buscar!!!

Sem comentários: