segunda-feira, novembro 20, 2006

As rimas

As minhas filhas andam numa classe heterogénea, com meninos de 3, 4 e 5 anos. O método parece-me bom, até agora, pois cria nos mais velhos um sentido de protecção e responsabilidade pelos pequenitos, e por outro lado aguça o interesse dos mais pequenos pelas actividades dos mais crescidos.

À hora da sesta, enquanto as minhas filhas dormem (ou tentam, porque eu acho que elas não dormem nada), no mesmo espaço os mais velhos dão largas à imaginação, fazendo actividades próprias da idade, tais como a iniciação à matemática, à lingua portuguesa, etc...

Quando as vou buscar fico com a certeza de que passaram uma tarde de olhos bem abertos, pois sabem exactamente o que os da pré-primária (os heróis do momento) aprenderam, e parece que ultimamente andam a aprender as rimas.

De manhã, à ida para a escola exercitamos a lição:

Leonor - rima com flor, senhor doutor, amor, tenho uma dor
Maria - rima com pastelaria, taco de pia
Catarina - rima com marina, nectarina
Claudia - Help me please!

Sem comentários: